segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

Tiririca diz querer vaga na Comissão de Educação


É sabido que a educação é o primo pobre do governo, assim como a polícia militar. Criticam-se a mau formação do profissional, a falta de conhecimento que possui em sua área de atuação e o despreparo enquanto formação humana. Creio que isso é reflexo de um momento histórico do qual estamos navegando e reflete diretamente em nossos governantes. O ex-presidente Serra, economista por formação, atuando na pasta da Saúde, Paulo Renato, economista, na pasta da educação, Herman Voorwald, engenheiro, também na pasta da educação, nenhum deles exercem a educação enquanto formação de alunos da educação básica, todos lecionam em universidades, no entanto, lecionam matérias especificas para a formação de profissionais e pesquisadores. O que é diferente de iniciar a formação básica. 

Outro adendo que considero relevante é considerar que esses profissionais, apesar de um imenso conhecimento, não fazem parte da educação no sentido aqui exposto. Assim, não considero aptos a defender a causa da educação e dos professores, pois não são profissionais que conhecem às necessidades da área. Creio que essa falta justifica as mazelas do governo PSDB, que visa governar em sentido econômico e de produção. 

Mas, o que dizer, do novo postulante à defesa da educação. Comediante por formação. Qual será a contribuição que trará? Formação de palhaços?    


sexta-feira, 28 de janeiro de 2011


A notícia abaixo não é prerrogativa somente de Brasília, também acontece esse tipo de corrupção em São Paulo, mais ainda, pequenas corrupções em âmbito de Unidade Escolar (UE) é lugar comum, principalmente pela administração. Caso semelhante ocorreu recentemente com uma diretora em Osasco. Acredito que a Gestão Democrática é uma possibilidade para diminuir e, possivelmente, extinguir esse tipo de corrupção.    



28/01/2011 às 00:00:00 - Atualizado em 28/01/2011 às 12:20:33

Governo substituirá professores temporários

Flávio Laginski, com AEN
Fábio Alexandre
Marlei: explicações da Secretaria ainda não convencem categoria.
A Secretaria de Estado da Educação (Seed) irá substituir grande parte dos contratos temporários de professores por vagas efetivas de candidatos aprovados no concurso público realizado em 2007. As contratações em regime de Processo Seletivo Simplificado (PSS) serão feitas a partir de terça-feira (1.º) e em caráter emergencial.

Ainda assim, a controversa questão do PSS, envolvendo o Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Paraná (APP-Sindicato) e a Seed continua sem uma solução definitiva. Em uma reunião ontem, as partes seguem divergindo quanto ao problema dos professores mais antigos terem ficado no fim da lista de contratação.

Tal qual um cabo de força, os dois lados apresentam os seus argumentos. A superintendente de educação, Meroujy Cavet, diz que foi feita uma demonstração de inscrição para mostrar que não havia problemas com o sistema.
“Fizemos diversos testes para provar que não havia nada de errado. Além disso, dos 447 mil inscritos, 8 mil entraram com recurso, o que equivale a 1,88% do total. Ainda sustentamos a tese de que houve erro de digitação por parte desses candidatos. O cronograma para contratação destes professores está mantido para os dias 1.º e 2 de fevereiro e, até o final de fevereiro, vamos chamar os professores aprovados no concurso de 2007”, responde.

Mas a presidente do APP-Sindicato, Marlei Fernandes, não concorda com os argumentos da Seed. Para ela, o sistema induzia sim ao erro. “A Seed apenas repetiu o que já fora dito antes. A demonstração feita não nos convenceu, pois a ficha aceitava inscrição incompleta. Impetramos hoje (ontem) um mandado de segurança e amanhã (hoje) vamos fazer uma manifestação em frente à Seed. Nossa classe está indignada com toda a situação e estamos muito preocupamos com a qualidade de ensino nas escolas públicas”, reclama.

Concursados

Aproximadamente 60 mil professores aguardam pela convocação. Um cronograma das próximas contratações será concluído pela Secretaria até o fim do próximo mês.

Até o momento, quase 14 mil professores aprovados naquele concurso foram contratados em caráter efetivo. O motivo apresentado por Cavet para a contratação dos temporários é a falta de tempo hábil para chamar os concursados, uma vez que o ano letivo começa no próximo dia 8 de fevereiro. Os contratos temporários têm validade de um ano, podendo ser prorrogados por mais um.

Fábio O Santos

SUBSEDE DE OSASCO - Fátima
AV: SANTO ANTONIO  Nº 1571
BAIRRO: BELA VISTA
OSASCO
CEP: 06083.210
FONE: (11) 3684-04-95 (11) 3685-35-96








Justiça mantém nomeações de 9.304 professores e governo tira 16 mil docentes da ‘quarentena’

28/01/2011 - 13h10 , sem atualização
O entendimento jurídico afirma que a suspensão causaria prejuízo às atividades escolares
O entendimento jurídico afirma que a suspensão causaria prejuízo às atividades escolares
O Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo divulgou ontem, quarta-feira, em seu site, a reconsideração da decisão liminar que havia suspendido a nomeação de 9.304 professores aprovados em concurso público, no final de 2010, sugerida em ação movida pela Apeoesp (Sindicato dos Professores do Ensino Oficial do Estado de São Paulo). 

O entendimento jurídico afirma que a suspensão causaria prejuízo às atividades escolares que se iniciam no dia 10 de fevereiro. Para o secretário de Estado da Educação, professor Herman Voorwald, a decisão do juiz é correta e sábia, e visa o bem dos professores e estudantes deste Estado. 

O ano também começa com boa notícia para cerca de 16 mil docentes temporários sem estabilidade contratados no ano passado: não haverá ‘quarentena’ no início de 2011. Esses docentes não serão afastados de suas funções pelo período de 200 dias letivos, como funcionava até o ano passado. Para esses profissionais, a quarentena só será exigida ao final do ano letivo, após o término do contrato de 12 meses a contar da assinatura. A orientação é baseada na manifestação da Assessoria Jurídica do Governo acerca da interpretação da lei complementar nº 1.093, de 2009, que trata da contratação de servidores temporários por tempo determinado. Desde o final de 2010, está em trâmite na Assembléia Legislativa, projeto de lei proposto pela Secretaria de Estado da Educação que visa essa mudança no período da "quarentena" aos funcionários temporários, buscando oferecer qualidade de ensino aos alunos e melhores condições de trabalho aos professores. 



Para os professores do Estado de São Paulo, o governo, de mais ou menos 20 anos, da legenda PSDB, sempre foram desfavoráveis, pois governaram em favor do empresário, obviamente porque são governo de Estado Mínimo, ou seja o governo participa o mínimo possível das questões sociais, da saúde e educação. Isso não é aleatório, é uma escola de economia que nasceu em Chicago, com o economista Milton Friedman, este implantou o que hoje conhecemos como neoliberalismo. Este economista, articulou junto com a CIA às diversas ditaduras em toda américa latina. Motivo: implantar sobre rígido controle a entrada de empresas sem controle dos estado. Parece um paradoxo? Mas é verdade. Marilena Chauí, tem muita razão quando afirma que ideologia é o mascaramento da verdade, pois é exatamente o que os governos fazem. Assim devemos estar em vigilância constante. E não podemos perder o foco que o ex-governador José Serra e sua legenda (PSDB) são adeptos desta escola econômica.


Tucanos afastam pretensões de Serra à Presidência do PSDB

Aécio e Serra
Aécio cumprimenta Serra: apoio apenas em nível formal
A disputa interna pelo comando do PSDB se acirrou, nesta quinta-feira, após o ataque do deputado Jutahu Magalhães Jr. (PSDB-BA) ao atual presidente da legenda e candidato à própria sucessão, Sérgio Guerra. Magalhães Jr. disse a jornalistas, nesta manhã, que Guerra teve uma “atitude indigna” ao apoiar um abaixo-assinado favorável à sua recondução ao cargo em detrimento do candidato derrotado à Presidência da República José Serra, postulante ao comando da legenda.
Jutahy acusa Guerra de haver criado uma espécie de fato consumado para que os deputados tucanos aderissem ao abaixo-assinado, que recebeu o apoio do senador eleito Aécio Neves e do governador do Estado de São Paulo, Geraldo Alckmin.
– A atitude do presidente Sérgio Guerra foi indigna e o desqualifica como presidente do partido. Ele fez um pronunciamento, numa reunião convocada exclusivamente para eleger o líder, passando a ideia de que havia um acordo desrespeitoso da cúpula. Vamos reagir – convocou.
Serra ainda nutre algum interesse pela presidência do PSDB, após a derrota nas urnas para Dilma Rousseff, a candidata do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Jutahy reclamou que, ao consultar Guerra sobre a possibilidade de não comparecer à reunião, na véspera, onde circulou o documento, ele havia dito ser desnecessário a presença do aliado de Serra.
– O papel do presidente é lutar pela unidade e pelo fortalecimento do partido e não tentar criar um fato consumado baseado na traição a princípios elementares – disparou Jutahy.
Outro deputado que não assinou o apoio a Guerra, Vaz de Lima (SP) levou suas queixas ao líder recém-eleito, Duarte Nogueira (SP).
– Isso não foi debatido. Não vou assinar nenhum documento sem discussão – protestou.
O movimento, na realidade, demonstra a intenção dos dois principais líderes tucanos, Aécio e Alckmin, de mudar os rumos da legenda. Partiu de representantes de ambos a ideia de formular um documento de apoio ao atual presidente, de forma que Serra permanecesse fora dos centros de decisão da legenda. Guerra admitiu não ter consultado o grupo serrista, mas negou que senadores do partido, a exemplo de Aécio, tenham ajudado na elaboração do texto.
– Trata-se de um documento dos deputados – afirmou.
Recuo de Alckmin
Tão logo soube que o abaixo-assinado de apoio a Guerra não era uma unanimidade entre os deputados, o governador Geraldo Alkmin voltou atrás e disse, no início desta tarde, que “a discussão é extemporânea” e, caso Serra resolva disputar o cargo, contará com o seu apoio.
– Nem sei se o Serra será candidato a presidente do partido. Mas, se quiser, terá meu integral apoio – disse Alckmin.
Diante da crise que divide, ainda mais, a legenda, Alckmin sugeriu a Guerra que esperasse um pouco para começar sua campanha à reeleição.
– Essa é uma questão extemporânea. [...] Ontem, quando o Sérgio Guerra me telefonou, disse a ele minha opinião – concluiu Alckmin.




Fábio O Santos

SUBSEDE DE OSASCO - Fátima
AV: SANTO ANTONIO  Nº 1571
BAIRRO: BELA VISTA
OSASCO
CEP: 06083.210
FONE: (11) 3684-04-95 (11) 3685-35-96

      


Categorias: uma dúvida imensa




Pessoal, existe uma confusão imensa sobre o que são essas categorias e em qual eu me encontro, assim tentarei aclarar um pouquinho. Obviamente, não conseguirei deixar tudo claro para todos, mas se ajudar muitos, fui bem pago.   

Vamos lá!

As pessoas que se enquadram na categoria "O", são professores contratados em 2009; os professores de categoria "F", são os professores, que mesmo se não conseguirem nota na prova, tem direito à permanência, pois estavam na rede antes de 01/06/2007; categoria "P", são pessoas que trabalhavam na educação após a nova constituição federal de 1988, pois esta, deu direito garantido a estes professores, eles são os chamados estáveis; os professores de categoria "L", estes são os professores que estavam na rede, entre 02/06/2007 a 16/07/2009. As demais categorias, são os professores que irão adentrar à rede agora, que podem ser contratados por regime CLT (consolidação das leis do trabalho). 

Qualquer dúvida mande-me um e-mail ou procure a APEOESP.  


Fábio O Santos

SUBSEDE DE OSASCO - Fátima
AV: SANTO ANTONIO  Nº 1571
BAIRRO: BELA VISTA
OSASCO
CEP: 06083.210
FONE: (11) 3684-04-95 (11) 3685-35-96

 

quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

Estado de SP irá revisar plano de carreira de professor


Nós da APEOESP, estaremos de olho para garantir que isso aconteça, pois faz muito tempo que lutamos por isso.


Estado de SP irá revisar plano de carreira de professor

27 de janeiro de 2011 | 15h 21
GUSTAVO URIBE - Agência Estado
O secretário da Educação de São Paulo, Herman Voorwald, informou hoje que já está pronto o cronograma de revisão do plano de carreira dos professores do ensino público estadual. Após participar de um evento em São Paulo, o secretário detalhou que distribuirá o cronograma até o dia 4 de fevereiro para as entidades que representam a categoria, com o intuito de recolher sugestões.
"Há um grupo formado e, até o final do mês de março, esse grupo entrega para o secretário a proposta de carreira", explicou. Em seguida, de acordo com Voorwald, serão abertas as negociações entre o governo estadual e a categoria. 

Tópicos: RevisãoCarreiraProfessorSPGeralGeral

Conselheiro Fábio O Santos 

SUBSEDE DE OSASCO - Fátima
AV: SANTO ANTONIO  Nº 1571
BAIRRO: BELA VISTA
OSASCO
CEP: 06083.210
FONE: (11) 3684-04-95 (11) 3685-35-96



Portaria DRHU-9/11: altera e acrescenta dispositivos na Portaria DRHU-6/11 sobre cronograma de classificação e atribuição de aulas - (CLIQUE AQUI)




Altera e acrescenta dispositivos na Portaria DRHU - 6, de 12/01/2011, que estabelece cronograma e diretrizes para o processo de atribuição de classes e aulas de 2011.
O Diretor do Departamento de Recursos Humanos, considerando a necessidade de estabelecer novas datas e prazos para a divulgação da classificação dos inscritos no referido processo, expede a presente Portaria.
Art. 1º - Os incisos I e II do artigo 1º da Portaria DRHU - 6, de 12/01/2011, passam a vigorar com a seguinte redação:

I - Titulares de Cargo:
a) 19/01/2011 - divulgação da classificação até as 18 horas;
b) 20 e 21/01/2011 - prazo para interposição de recursos;
c) 19 a 21 e de 24 a 26 /01/2011 - digitação das decisões sobre os recursos;
d) 27/01/2011 - divulgação da classificação final.

II - Ocupantes de função-atividade/candidatos a contratação:
a) 26/01/2011 - divulgação da classificação até as 12 horas;
b) 26 e 27/01/2011 - prazo para interposição de recursos;
c) 26 a 28/01/2011 - digitação das decisões sobre os recursos;
d) até 1º/02/2011 - divulgação da classificação final, após as 12 horas.
Art. 2º - Fica acrescentado no artigo 1º da Portaria DRHU 6, de 12/01/2011, o inciso III com a seguinte redação:

III – Titulares de Cargo – artigo 22 da LC. nº 444/85:
a) 26/01/2011 - divulgação da classificação até as 12 horas;
b) 26 e 27/01/2011 - prazo para interposição de recursos;
c) 26 a 28/01/2011 - digitação das decisões sobre os recursos;
d) até 1º/02/2011 - divulgação da classificação final, após as 12 horas.
Art. 3º - Esta Portaria entra em vigor na data de sua publicação, revogadas as disposições em contrário.

DIRETORIA DE ENSINO-REGIÃO OSASCO

CRONOGRAMA CONFORME PORTARIA DRHU-6 DE 12/01/2011


DIA
ETAPA
FASE
PERÍODO
DOCENTES
31/01/11
ETAPA I
1 - UE
MANHÃ
TC – Constituição de Jornada
31/01/11
2 - DE
TARDE
TC – Constituição de Jornada
01/02/11
1 - UE
MANHÃ
TC-Ampliação de Jor. e Carga Suplem.
01/02/11
2 - DE
TARDE
TC – Carga Suplementar
02/02/11
2- DE
MANHÃ
TC – Artigo 22
02/02/11
1 -UE
TARDE
Estáveis/ Categoria F(classificados no Processo Seletivo)

03/02/11
2 –DE
MANHÃ
Estáveis/ Categoria F(classificados no Processo Seletivo)

03/02/11
1-UE
TARDE
CategoriaL(classificados no Processo Seletivo)
04/02/11
2-DE
MANHÃ
CategoriaL/Candidatos(classificados no Processo Seletivo)
07/02/11
ETAPA II
1-UE
MANHÃ
Todos já Contemplados na Etapa I (classificados no processo seletivo)
07/02/11
2 - DE
TARDE
TODOS(classificados no Processo Seletivo)
(incluídos: Alunos ; Bacharéis)
09/02/11
1-UE
MANHÃ
TODOS- Já contemplados com aulas na UE(Desbloqueio das aulas do Art. 22)
09/02/11

2-DE
TARDE
TODOS
(classificados no processo seletivo)
AULAS E PROJETOS
10,11 e 14/02/11
CADASTRO
DE
Das 08h00 às 16h00

Escola Pólo: E.E PROF. JOSÉ MARIA RODRIGUES LEITE

MANHÃ – Horário previsto para início 08:30 h
TARDE    - Horário previsto para início 13:30h

Comissão de Atribuição de Classes/Aulas 2011.


http://atribuicaoaula.edunet.sp.gov.br/2011/