quarta-feira, 26 de janeiro de 2011


Quarta-feira, 26 de janeiro de 2011 - 05h33       Última atualização, 26/01/2011 - 05h36

Educação avalia retorno às aulas na região serrana do Rio

Da Redação

cidades@eband.com.br

A Secretaria de Estado de Educação começa a analisar quando acontecerá a volta às aulas na região serrana do Rio de Janeiro. Em princípio, o retorno está previsto para o dia 7 de fevereiro, de acordo com o calendário escolar. A rede estadual conta com 80 escolas nas áreas afetadas pelas chuvas. 

Até o momento, 14 unidades funcionam como abrigo, uma como local para reconhecimento de vítimas e outras como centrais de recebimento de donativos. Segundo o secretário de Estado de Educação, Wilson Risolia, a secretaria precisa de uma semana para preparar as escolas para a chegada dos estudantes. Cada situação será avaliada separadamente e com o envolvimento de outras secretarias de Estado. 

“Nossa intenção é manter o calendário na região serrana. Estamos fazendo reparos nas escolas que sofreram danos. São intervenções possíveis. Para as unidades que estão com desabrigados, haverá uma avaliação conjunta com outras secretarias, uma ação de governo”, afirmou. “Teremos uma posição mais consolidada nesta sexta-feira. Temos algumas escolas com poucas famílias, que não perderam as suas casas e as residências já estão limpas, recuperadas. Cada caso é um caso”, destacou. 

Escolas

A secretaria de Educação montou três equipes que estão visitando a região. Técnicos que vistoriaram as unidades escolares concluíram, até agora, que muitas delas necessitam de intervenções como obras estruturais, revisão no sistema de água e esgoto, da parte elétrica e de reposição de móveis e equipamentos. 

Nova Friburgo é a cidade mais afetada. Caso haja a necessidade de adiamento do início das atividades escolares, a secretaria irá analisar soluções alternativas para que os alunos não sejam prejudicados. 

Na área afetada, a secretaria tem 2.566 servidores. Um procedimento de contato via call center foi iniciado no dia 13. O telefone para que a população possa informar a situação dos funcionários e de familiares, assim como a de escolas danificadas, é o (21) 2333-4180. O horário de atendimento é das 9h às 18h, nos dias úteis, e das 8h às 20h, nos fins de semana e feriados. O contato também pode ser feito pelo emailgabinetechuvas@educacao.rj.gov.br.

A Secretaria informa também que todos os alunos que foram alocados na primeira fase da matrícula tiveram suas vagas confirmadas automaticamente no sistema. Nas cidades de Areal, Bom Jardim, Carmo, Nova Friburgo, Petrópolis, São João do Vale do Rio Preto, Sumidouro, Teresópolis e Trajano de Moraes, é necessário apresentar a documentação na escola em que foram matriculados até 4 de fevereiro.

Mortos

O número de mortos em consequência das chuvas voltou a subir e chegou a 827, dez a mais do que o total divulgado no boletim da Polícia Civil na manhã desta terça-feira. Segundo o relatório da Polícia Civil, a cidade de Nova Friburgo continua com o maior número de mortes: 399; seguido de Teresópolis com 335; 21 em Sumidouro e quatro em São José do Vale do Rio Preto.

Cerca de 6 mil casas serão construídas pelo governo do estado do Rio, nos municípios da região serrana atingidos pelas chuvas, no âmbito do programa do governo federal Minha Casa, Minha Vida. Ontem, o vice-governador e secretário de Obras do Rio, Luiz Fernando Pezão, sobrevoou Petrópolis.

A prefeitura de Nova Friburgo cancelou o Carnaval deste ano. Além das mortes, as principais escolas de samba do município perderam fantasias e parte das alegorias. O secretario de Turismo, José Carlos Motta, explica que existe a possibilidade de realizar um Carnaval fora de época, mas ainda não há data definida. Os festivais de Gastronomia e Inverno, não terão datas modificadas.


Redator: Fábio Mendes

Nenhum comentário: