terça-feira, 25 de janeiro de 2011


Secretário de Estado de Educação realiza visita às escolas

Escrito por Pollyana Dourado   
25-Jan-2011
Novas salas de aula e escolas serão construídas para atender a comunidade
secretrio_de_educao_conheceu_o.jpg
Secretário de Educação conheceu os espaços da escola e as ações educacionais (Foto: Assessoria SEE)
Conhecer a realidade da comunidade escolar, desde os que moram nos locais mais longínquos até os que estudam no centro da cidade. Esta tem sido uma das primeiras ações realizadas pelo governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Educação (SEE), que já fez visitas a duas escolas no início de 2011. O secretário Daniel Zen visitou hoje a escola Boa União, localizada no bairro Baixada do Sol. 

A partir da próxima semana, a equipe da SEE iniciará o trabalho no interior do Estado, com uma agenda mais ampla para visitar todos os espaços educacionais. “Gostaria de ir a todas as escolas para conhecer as diferentes realidades dos estudantes. Esse trabalho tem o objetivo de ampliar as relações entre os profissionais da educação e a comunidade”, declara Daniel Zen.

De acordo com o secretário, o que mais tem chamado a atenção nas escolas é o zelo que funcionários e alunos têm com o patrimônio público, além do sentimento de trabalho em equipe e de engajamento que os moradores demonstram pelo ambiente escolar.

Escola nova e ampliada desenvolve projetos de incentivo à leitura e escrita

Com o projeto Leitura, Escrita e Cidadania, os professores de todas as áreas realizam planejamento em conjunto. “Cada professor trabalha em sua área específica ações que promovem o hábito da leitura e da escrita. Em 2010, os alunos realizaram uma dramatização a partir dos textos produzidos em sala”, declara a coordenadora administrativa da instituição, Sebastiana da Silva.

A escola Boa União foi uma das instituições de ensino inauguradas em 2010 e já atendeu 1.721 alunos. A previsão para este ano é de que se amplie o número de alunos matriculados no ensino fundamental e médio. Inserida nos padrões de arquitetura e engenharia desenvolvidos pelo governo do Estado desde 1999, a escola tem 12 salas de aula, auditório, laboratório de informática e ciência, quadra poliesportiva e biblioteca.

Mesmo com duas escolas que atendem o ensino fundamental e médio na Regional 3 de Rio Branco, onde estão localizadas 21 escolas, ainda há a necessidade da construção de novas instituições de ensino. Dessa forma, o governo do Estado realizará a construção de uma nova escola de ensino médio, ainda este ano.

Como a escola Boa União atende uma demanda do ensino regular (Poronga, Peem e EJA), tornou-se necessária a construção emergencial de novas salas. “Para atender as matrículas ainda este ano, o governo do Estado está construindo cinco salas de aula, que vão contemplar mais 400 estudantes”, explica Daniel Zen.

Nos últimos quatro anos, foram criadas 17 novas escolas, que atendem estudantes desde a 1ª série do ensino fundamental até o ensino médio, além de Educação de Jovens e Adultos (EJA) e programas que visam diminuir a distorção idade/série. 

Nenhum comentário: